Pilotar uma moto off-road é certeza de aventura e adrenalina em altas doses. Mas antes de se aventurar nas trilhas é preciso escolher a motocicleta ideal pode fazer toda diferença entre uma curva crescente de aprendizado e uma série de quedas que, na melhor das hipóteses, vão fazê-lo desistir da prática. Pensando nisso, a Infomoto reuniu em uma lista os modelos ideais para quem não vê a hora de fazer a sua estreia nas trilhas e encarar muita lama, terra e cascalho pela frente. E depois de escolher a sua, clique aqui e confira as dicas para se sair bem na trilha.
1- Honda CRF 150F
Modelo de entrada da Honda no segmento off-road, a CRF 150 é indicada para os iniciantes de estatura menor, devido às rodas de 19" na dianteira e 16" na traseira.O motor monocilíndrico quatro tempos de 149,2 cm³ pode gerar até 14 cv a 8.500 e oferece a potência suficiente para quem está começando e ainda traz o benefício da partida elétrica. O preço sugerido aqui pela Honda é de R$ 8.790.
2- Yamaha TT-R 125LWE
A marca dos três diapasões também oferece para o público brasileiro dois modelos criados especificamente para o off-road. O menor deles é a TT-R 125. Equipada com um motor quatro tempos de 124 cm³ e pesando apenas 83 kg a seco, a pequena aventureira da Yamaha é o modelo mais leve da nossa lista. É um dos mais indicados para os adolescentes que estão começando no off-road, uma vez que suas rodas dianteira e traseira têm aros 19 e 16 polegadas, respectivamente. Seu preço sugerido é de R$ 7.530 e inclui partida elétrica.
3 - Yamaha TT-R 230
Evolução natural dos pilotos que começaram com a versão de 125cc, a TT-R 230 conta com um propulsor monocilíndrico quatro tempos de 223 cm³. Um pouco mais potente do que sua irmã menor, o modelo médio da Yamaha também pode ser uma opção de início direto. Principalmente para pilotos mais velhos e de estatura maior, já que conta com rodas aro 21 na dianteira e 19 na traseira. Equipada com partida elétrica, a TT-R 230 sai por R$ 10.800.
4 - Honda CRF 230F
Com 107 kg a seco, a CRF 230 é leve e o motor monocilíndrico quatro tempos de 223 cm³ é capaz de gerar até 19,3 cv de potência a 8.000 rpm. Feita para os adultos iniciantes, conta com rodas 21 e 19, na dianteira e traseira, respectivamente, porém seu comportamento é dócil e ideal para quem está aprendendo. A partida elétrica é outro item bem vindo. Afinal, depois de horas de trilha e dependendo da situação, até dar a partida com o pé pode ficar difícil. O preço sugerido também é de R$ 10.800.
5 - Kawasaki KX 100
Embora a baixa capacidade cúbica e as rodas menores (19" na frente e 16" atrás) sugiram uma moto para iniciantes, a KX 100 está em outro patamar. O motor monocilíndrico de 99 cm³ da off-road da Kawasaki é dois tempos, portanto mais arisco, e tem refrigeração líquida. Outro diferencial é a presença do freio a disco traseiro, que é pouco recorrente nos modelos de baixa cilindrada. Recentemente apresentada ao mercado brasileiro pela Casa de Akashi, a KX 100 chega em 2013 por R$ 19.800.
6 - Mormaii VT 250
Se a ideia é fugir das tradicionais marcas japonesas na hora de escolher uma média cilindrada para off-road, a VT 250 da Mormaii pode ser uma boa opção para quem está começando. O motor monocilíndrico quatro tempos de 249,6 cm³ é refrigerado a líquido e capaz de gerar até 26 cv a 7.500 rpm. O modelo, que conta com freios a disco nas duas rodas e suspensão dianteira invertida, tem partida elétrica e a pedal. O preço sugerido pela marca é de R$ 16.950.
7 - Gas Gas EC 250F Cami
Com o nome que significa caminho no idioma catalão, a Cami foi lançada no Brasil recentemente com o objetivo de fisgar os iniciantes no off-road. Equipada com rodas de 21" e 18", na frente e atrás, respectivamente, essa 250cc foi feita para pilotos mais iniciados. O propulsor monocilíndrico é quatro tempos e tem 249,6 cm³ de capacidade com refrigeração líquida. O modelo espanhol ainda conta com outros itens diferenciais, como freios a disco nas duas rodas e as opções de partida elétrica e a pedal. O preço sugerido no Brasil pela marca espanhola é de R$ 17.800.
8 - KTM Freeride 350
Apresentada no último Salão de Milão, a Freeride 350 traz motor monocilíndrico quatro tempos de 349,7 cm³. A mais forte entre os modelos que listamos, a Freeride conserva o apelo para iniciantes devido ao baixíssimo peso de 99 kg. Os outros destaques do modelo austríaco ficam por conta da suspensão invertida e os freios a disco nas duas rodas com assinatura da Brembo. Infelizmente, a moto não está disponível no Brasil, mas quem tiver os contatos certos e - principalmente - dinheiro no bolso pode começar seu enduro já no momento da compra, ao importá-la para o Brasil.
9 - Kawasaki KLX 140L
Com propulsor quatro tempos de 144 cm³ a KLX 140L é outra do time das que não estão disponíveis no Brasil, mas são indicadas para iniciantes. As rodas menores (19" na dianteira e 16" na traseira), além do baixo peso - de 95 em ordem de marcha - fazem do modelo boa opção para pilotos jovens e/ou de baixa estatura. Assim como a KX 100, esta off-road da Kawasaki também conta com freios a disco nas duas rodas.
10 - Suzuki DR-Z 125L
Equipada com propulsor monocilíndrico quatro tempos de 124 cm³, a DR-Z 125L é outra opção para os novatos. As rodas de 19" e 16" na dianteira e traseira, respectivamente favorece a quem tem menor estatura, mas a partida a pedal sem alternativa tira um pouco do conforto do piloto - embora conforto e off-road não sejam palavras que costumam andar juntas. Infelizmente, a DR-Z 125L também não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrada no mercado norte-americano.
Fonte: Infomoto
Pilotar uma moto off-road é certeza de aventura e adrenalina em altas doses. Mas antes de se aventurar nas trilhas é preciso escolher a motocicleta ideal pode fazer toda diferença entre uma curva crescente de aprendizado e uma série de quedas que, na melhor das hipóteses, vão fazê-lo desistir da prática. Pensando nisso, a Infomoto reuniu em uma lista os modelos ideais para quem não vê a hora de fazer a sua estreia nas trilhas e encarar muita lama, terra e cascalho pela frente. E depois de escolher a sua, clique aqui e confira as dicas para se sair bem na trilha.
1- Honda CRF 150F
Modelo de entrada da Honda no segmento off-road, a CRF 150 é indicada para os iniciantes de estatura menor, devido às rodas de 19" na dianteira e 16" na traseira.O motor monocilíndrico quatro tempos de 149,2 cm³ pode gerar até 14 cv a 8.500 e oferece a potência suficiente para quem está começando e ainda traz o benefício da partida elétrica. O preço sugerido aqui pela Honda é de R$ 8.790.
2- Yamaha TT-R 125LWE
A marca dos três diapasões também oferece para o público brasileiro dois modelos criados especificamente para o off-road. O menor deles é a TT-R 125. Equipada com um motor quatro tempos de 124 cm³ e pesando apenas 83 kg a seco, a pequena aventureira da Yamaha é o modelo mais leve da nossa lista. É um dos mais indicados para os adolescentes que estão começando no off-road, uma vez que suas rodas dianteira e traseira têm aros 19 e 16 polegadas, respectivamente. Seu preço sugerido é de R$ 7.530 e inclui partida elétrica.
3 - Yamaha TT-R 230
Evolução natural dos pilotos que começaram com a versão de 125cc, a TT-R 230 conta com um propulsor monocilíndrico quatro tempos de 223 cm³. Um pouco mais potente do que sua irmã menor, o modelo médio da Yamaha também pode ser uma opção de início direto. Principalmente para pilotos mais velhos e de estatura maior, já que conta com rodas aro 21 na dianteira e 19 na traseira. Equipada com partida elétrica, a TT-R 230 sai por R$ 10.800.
4 - Honda CRF 230F
Com 107 kg a seco, a CRF 230 é leve e o motor monocilíndrico quatro tempos de 223 cm³ é capaz de gerar até 19,3 cv de potência a 8.000 rpm. Feita para os adultos iniciantes, conta com rodas 21 e 19, na dianteira e traseira, respectivamente, porém seu comportamento é dócil e ideal para quem está aprendendo. A partida elétrica é outro item bem vindo. Afinal, depois de horas de trilha e dependendo da situação, até dar a partida com o pé pode ficar difícil. O preço sugerido também é de R$ 10.800.
5 - Kawasaki KX 100
Embora a baixa capacidade cúbica e as rodas menores (19" na frente e 16" atrás) sugiram uma moto para iniciantes, a KX 100 está em outro patamar. O motor monocilíndrico de 99 cm³ da off-road da Kawasaki é dois tempos, portanto mais arisco, e tem refrigeração líquida. Outro diferencial é a presença do freio a disco traseiro, que é pouco recorrente nos modelos de baixa cilindrada. Recentemente apresentada ao mercado brasileiro pela Casa de Akashi, a KX 100 chega em 2013 por R$ 19.800.
6 - Mormaii VT 250
Se a ideia é fugir das tradicionais marcas japonesas na hora de escolher uma média cilindrada para off-road, a VT 250 da Mormaii pode ser uma boa opção para quem está começando. O motor monocilíndrico quatro tempos de 249,6 cm³ é refrigerado a líquido e capaz de gerar até 26 cv a 7.500 rpm. O modelo, que conta com freios a disco nas duas rodas e suspensão dianteira invertida, tem partida elétrica e a pedal. O preço sugerido pela marca é de R$ 16.950.
7 - Gas Gas EC 250F Cami
Com o nome que significa caminho no idioma catalão, a Cami foi lançada no Brasil recentemente com o objetivo de fisgar os iniciantes no off-road. Equipada com rodas de 21" e 18", na frente e atrás, respectivamente, essa 250cc foi feita para pilotos mais iniciados. O propulsor monocilíndrico é quatro tempos e tem 249,6 cm³ de capacidade com refrigeração líquida. O modelo espanhol ainda conta com outros itens diferenciais, como freios a disco nas duas rodas e as opções de partida elétrica e a pedal. O preço sugerido no Brasil pela marca espanhola é de R$ 17.800.
8 - KTM Freeride 350
Apresentada no último Salão de Milão, a Freeride 350 traz motor monocilíndrico quatro tempos de 349,7 cm³. A mais forte entre os modelos que listamos, a Freeride conserva o apelo para iniciantes devido ao baixíssimo peso de 99 kg. Os outros destaques do modelo austríaco ficam por conta da suspensão invertida e os freios a disco nas duas rodas com assinatura da Brembo. Infelizmente, a moto não está disponível no Brasil, mas quem tiver os contatos certos e - principalmente - dinheiro no bolso pode começar seu enduro já no momento da compra, ao importá-la para o Brasil.
9 - Kawasaki KLX 140L
Com propulsor quatro tempos de 144 cm³ a KLX 140L é outra do time das que não estão disponíveis no Brasil, mas são indicadas para iniciantes. As rodas menores (19" na dianteira e 16" na traseira), além do baixo peso - de 95 em ordem de marcha - fazem do modelo boa opção para pilotos jovens e/ou de baixa estatura. Assim como a KX 100, esta off-road da Kawasaki também conta com freios a disco nas duas rodas.
10 - Suzuki DR-Z 125L
Equipada com propulsor monocilíndrico quatro tempos de 124 cm³, a DR-Z 125L é outra opção para os novatos. As rodas de 19" e 16" na dianteira e traseira, respectivamente favorece a quem tem menor estatura, mas a partida a pedal sem alternativa tira um pouco do conforto do piloto - embora conforto e off-road não sejam palavras que costumam andar juntas. Infelizmente, a DR-Z 125L também não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrada no mercado norte-americano.
Fonte: Infomoto
1- Honda CRF 150F
Modelo de entrada da Honda no segmento off-road, a CRF 150 é indicada para os iniciantes de estatura menor, devido às rodas de 19" na dianteira e 16" na traseira.O motor monocilíndrico quatro tempos de 149,2 cm³ pode gerar até 14 cv a 8.500 e oferece a potência suficiente para quem está começando e ainda traz o benefício da partida elétrica. O preço sugerido aqui pela Honda é de R$ 8.790.
2- Yamaha TT-R 125LWE
A marca dos três diapasões também oferece para o público brasileiro dois modelos criados especificamente para o off-road. O menor deles é a TT-R 125. Equipada com um motor quatro tempos de 124 cm³ e pesando apenas 83 kg a seco, a pequena aventureira da Yamaha é o modelo mais leve da nossa lista. É um dos mais indicados para os adolescentes que estão começando no off-road, uma vez que suas rodas dianteira e traseira têm aros 19 e 16 polegadas, respectivamente. Seu preço sugerido é de R$ 7.530 e inclui partida elétrica.
3 - Yamaha TT-R 230
4 - Honda CRF 230F
Com 107 kg a seco, a CRF 230 é leve e o motor monocilíndrico quatro tempos de 223 cm³ é capaz de gerar até 19,3 cv de potência a 8.000 rpm. Feita para os adultos iniciantes, conta com rodas 21 e 19, na dianteira e traseira, respectivamente, porém seu comportamento é dócil e ideal para quem está aprendendo. A partida elétrica é outro item bem vindo. Afinal, depois de horas de trilha e dependendo da situação, até dar a partida com o pé pode ficar difícil. O preço sugerido também é de R$ 10.800.
5 - Kawasaki KX 100
6 - Mormaii VT 250
Se a ideia é fugir das tradicionais marcas japonesas na hora de escolher uma média cilindrada para off-road, a VT 250 da Mormaii pode ser uma boa opção para quem está começando. O motor monocilíndrico quatro tempos de 249,6 cm³ é refrigerado a líquido e capaz de gerar até 26 cv a 7.500 rpm. O modelo, que conta com freios a disco nas duas rodas e suspensão dianteira invertida, tem partida elétrica e a pedal. O preço sugerido pela marca é de R$ 16.950.
7 - Gas Gas EC 250F Cami
8 - KTM Freeride 350
Apresentada no último Salão de Milão, a Freeride 350 traz motor monocilíndrico quatro tempos de 349,7 cm³. A mais forte entre os modelos que listamos, a Freeride conserva o apelo para iniciantes devido ao baixíssimo peso de 99 kg. Os outros destaques do modelo austríaco ficam por conta da suspensão invertida e os freios a disco nas duas rodas com assinatura da Brembo. Infelizmente, a moto não está disponível no Brasil, mas quem tiver os contatos certos e - principalmente - dinheiro no bolso pode começar seu enduro já no momento da compra, ao importá-la para o Brasil.
9 - Kawasaki KLX 140L
10 - Suzuki DR-Z 125L
Equipada com propulsor monocilíndrico quatro tempos de 124 cm³, a DR-Z 125L é outra opção para os novatos. As rodas de 19" e 16" na dianteira e traseira, respectivamente favorece a quem tem menor estatura, mas a partida a pedal sem alternativa tira um pouco do conforto do piloto - embora conforto e off-road não sejam palavras que costumam andar juntas. Infelizmente, a DR-Z 125L também não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrada no mercado norte-americano.
Fonte: Infomoto
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