sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mulheres motociclistas: elas vieram para ficar!

Pelo início do texto, você já percebeu que alguma coisa mudou por aqui. Há tempos que estou para escrever esse texto, por que essa mudança é muito perceptível. Antigamente mais restrito ao universo masculino, de alguns anos para cá as mulheres perceberam as vantagens e os prazeres da motocicleta. Mas sem aquela história de ser a "garupa", elas estão a toda, realmente pilotando as motos por aí.

Sábado pela manhã estava em uma oficina/loja de motos bem conhecida aqui no RJ, fazendo um serviço em minha moto. Como o dia está feio e chuvoso, a loja estava relativamente vazia. Normalmente aos sábados o movimento é grande, a turma planejando passeios, comprando acessórios e por aí vai. Pela calmaria e enquanto esperava, fiquei observando os poucos clientes que chegaram. Foram 3 casais, que não se conheciam, e todos estavam procurando a mesma coisa: a mulher da dupla procurando um scooter para comprar! Também procuravam casacos específicos para motos, capacetes femininos e coisas afins. É um novo (e grande) mercado que se abre para a indústria de motocicletas do Brasil.

Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para ver que esse fenômeno não é tão recente e nem pequeno. São diversos sites e blogs de mulheres motociclistas. Motoclubes compostos apenas de mulheres. Passeios motociclísticos reunindo mulheres.  E não são apenas com scooters e motos de baixa cilindrada: as motos esportivas de alta cilindrada são bastante comuns, o que já denota uma boa experiência da mulherada no universo motociclístico. Olha só esse daqui: Blog Mulheres-motociclistas

Fonte: Google

Isso sem falar no recente fenômeno do motociclismo nacional, a piloto Sabrina Paiuta, que com apenas 18 anos está disputando a European Junior Cup, após ter sido campeã da Copa Ninja Light do ano passado e já foi campeã de Supermoto. Daqui a pouco estará no Mundial de Superbike, sem dúvida. Para quem quiser acompanhar mais o dia-a-dia desse novo talento do Brasil: Facebook Sabrina Paiuta

Uma curiosidade: a primeira pessoa a pilotar uma moto da fabricante japonesa Honda foi uma mulher. Sim, a mulher de Soichiro Honda, Sachi, pilotou uma "cinquentinha" da Honda antes de todo mundo... E ainda tem o motoclube mais antigo do mundo, acredite, só de mulheres. Essas e outras curiosidades estão no Blog Rock´n Rodas: Rock´n Rodas 

Seja como for, eu ainda vejo muito preconceito por aí, o universo motociclístico é bem machista, no geral.  Normalmente as imagens de mulheres com motos disponíveis por aí estão mais para ensaio da Playboy do que qualquer outra coisa. Sem contar os comentários maldosos e preconceituosos de vários homens, questionando a sexualidade das mulheres-piloto. Tudo questão de tempo, daqui a pouco as mulheres-motociclistas estarão em uma proporção igual aos homens-motociclistas no nosso dia-a-dia e nas competições.

As mulheres trarão seu jeito mais consciente e menos agressivo de pilotar motos, isso sem falar no estilo e no charme. Aqui em casa estou fazendo a minha parte: minha esposa vai tirar carteira de habilitação para motocicletas e minha filha é a maior fã de motos, adora passear comigo. Curte mais que meus filhos, o que eu acho um barato!

Fonte: arquivo pessoal


No fundo, não existem homens-motociclistas, nem mulheres-motociclistas, mas sim motociclistas, não o importa o sexo, cor, crença ou classe social. O que vale realmente é a paixão pelas motocicletas e seu estilo de vida.

E você, o que acha dessa mudança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário